Parto humanizado é a expressão usada para dizer que a mulher tem controle sobre como e em qual posição deseja e se sente confortável para o nascimento do seu bebê. A escolha de que o parto seja na cama, piscina, sentada ou de pé, e todos os outros detalhes da evolução do trabalho de parto como o tipo de anestesia, luz, som ou a presença de familiares, é inteiramente decidido pela gestante, por meio do plano de parto feito.
Além disso, ao contrário do que se pensa, o parto feito por cesárea, também tem a possibilidade de ser humanizado, desde que a equipe médica esteja treinada para a prática, respeitando todas as escolhas da grávida durante a cirurgia, como o contato imediato com o bebê após o nascimento, preferência pela intensidade da luz, por exemplo.
Durante o parto humanizado, o obstetra e a sua equipe está presente para garantir a segurança da mãe e do bebê mesmo quando a grávida deseja pouca ou nenhuma intervenção médica no momento do parto, e para intercorrências em que a assistência médica seja indispensável.